Mulher passa por cirurgia e empresa busca sangue
Uma empresa da zona Oeste de Marília lançou uma campanha para ajudar a arrecadar doações de sangue para uma das funcionárias. Franciele Daiane Carvalho Pereira, de 32 anos, vai precisar passar por uma cirurgia no próximo dia 25 de julho para a retirada de um tumor no cérebro.
Como o tipo de sangue dela não é comum (O-), colegas, amigos e familiares se mobilizam atrás de doações. “Ela começou a ter dores de cabeça muito fortes e a médica pediu uma tomografia. Descobrimos há três meses o tumor e hidrocefalia. Ela já está muito debilitada. Perdeu a visão do lado direito e não tem equilíbrio para andar sozinha. Como será uma cirurgia grande, que pode demorar até 8h, não sabemos a quantidade de sangue que vai perder”, conta Adriele Carvalho Pereira, irmã de Franciele.
Quem puder ajudar deve procurar o Hemocentro de Marília, que fica na rua Lourival Freire, 240. O horário de atendimento é das 7h às 13h, de segunda a sábado. É necessário usar máscara e portar documento com foto. O telefone para informações ou agendamentos é (14) 3434 2541.
QUEM PODE DOAR
Para doar sangue, é necessário preencher alguns requisitos. Veja abaixo:
- ter entre 16 e 69 anos (lembrando que se você tem 16 e 17 deve estar acompanhado de um responsável);
- pesar mais de 55 quilos;
- os homens podem doar a cada 60 dias, com o máximo de quatro doações por ano;
- as mulheres podem doar a cada 90 dias, com um máximo de três doações por ano;
- não há necessidade de jejum, mas deve-se evitar alimentos gordurosos e, caso sua refeição seja abundante, aguarde até horas para realizar a doação.