Mulher com suspeita de Influenza A morre na Santa Casa
Patrícia do Carmo Luciano, de 38 anos, faleceu ontem (16) na Santa Casa de Misericórdia de Marília, onde estava internada com suspeita de ter contraído a Gripe Influenza A, também chamada de Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Amostras de sangue foram colhidas da paciente e encaminhadas para investigação pelo Instituto Adolfo Lutz. A causa da morte ainda não foi confirmada, mas familiares falam que o óbito é decorrente do vírus H1N1.
Na manhã desta terça-feira (17) a Secretaria de Saúde do município ainda não havia sido informada oficialmente sobre a suspeita.
Neste ano, em Marília já foram confirmados oito casos dos dois subtipos da doença, o H1N1 e o H3N2, e duas pessoas contaminadas foram a óbito, um aposentado de 83 anos e uma mulher na casa dos 50 anos. Outras várias suspeitas foram descartadas.
Tipos de influeza
A influenza, ou gripe, é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Uma pessoa pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e, em geral, tem evolução autolimitada.
Os vírus influenza são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A. B e C.
O tipo C causa infecções respiratórias brandais, não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias, como foi o caso do H1N1 e H3N2.
Dezenas de mortes já foram registradas no país por conta da doença.