MS autoriza início das obras da Radioterapia da Santa Casa
Após reunião hibrida convocada pelo Ministério da Saúde, no dia 29 de agosto, foi autorizado o início das obras da Unidade de Radioterapia, através de ordem de serviço publicada no Diário Oficial da União (DOU), após a realização de processo licitatório.
O encontro contou com a participação on-line de representantes do Ministério da Saúde, da Varian (fornecedora do equipamento) e da Concremat (fiscalizadora da obra) e de forma presencial na sala de vídeo conferência da Santa Casa de Marília a Incorplan Engenharia (construtora da obra), a Secretaria Municipal de Obras Públicas e representantes da Santa Casa de Marília.
Com recursos de R$ 8,8 milhões do Ministério da Saúde, o novo prédio será instalado em área total de 2.151,70 m² e terá 804,94 m² de área construída. As obras terão início imediato e a previsão para a entrega da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília é de um ano.
Com o novo serviço, o Centro de Oncologia da unidade hospitalar filantrópica mariliense, que conta com mais de 20 anos de tradição, vai passar a realizar um atendimento integral ao paciente no tratamento do câncer, em âmbito regional.
Atualmente, já são realizadas 21 mil consultas, 14 mil sessões de quimioterapia, mil internações e 500 cirurgias por ano, sendo mais de 70% dos seus atendimentos realizados via Sistema Único de Saúde (SUS).
Em dezembro do ano passado, representantes da Direção da Santa Casa de Marília estiveram com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que garantiu a efetivação da obra incluída no Plano de Expansão de Radioterapia do Sistema Único de Saúde.
A Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília será construída em imóvel localizado ao lado do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” – com acesso pela rua 21 de Abril. A expectativa é que pelo menos mil pacientes sejam atendidos anualmente na nova unidade.