MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 27 mar. 2020

MPF convoca empresários a fabricarem material hospitalar

por Daniela Casale

O Ministério Público Federal (MPF) convocou as indústrias de Marília e região a se dedicarem à produção emergencial de dispositivos médicos considerados prioritários no combate à pandemia de Covid-19.

Diante do surto da doença, começam a faltar materiais básicos para proteção dos profissionais de saúde. São itens do dia a dia como máscaras, óculos, luvas e aventais, até os mais complexos, como ventiladores pulmonares mecânicos. Isso está acontecendo em hospitais e centros de atendimento médico de todo o país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, na última segunda-feira (23), a Resolução nº 356/2020, autorizando a fabricação rápida e simplificada desses itens.

A partir de agora, e em caráter excepcional, não está sendo exigida a autorização de funcionamento de empresa (AFE) e o cadastro no órgão de vigilância sanitária para a produção de dispositivos como máscaras cirúrgicas, protetores faciais, respiradores filtrantes para partículas (PFF) e vestimentas hospitalares.

Apesar da simplificação dos procedimentos, o produto deve observar rigorosamente os padrões de segurança estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A ABNT já disponibilizou gratuitamente em seu site a íntegra das normas necessárias para a fabricação desses itens.

Equipamentos mais complexos, como ventiladores mecânicos, ainda é necessário que sejam observadas as normas da organização internacional IMDRF (International Medical Device Regulators Forum).

Segundo o MPF, a escassez desses dispositivos, além de colocar em risco a integridade dos trabalhadores da área da saúde, tem o potencial de repercutir severamente na eficácia do combate ao novo vírus. Médicos, enfermeiros e auxiliares contaminados deixarão de compor as equipes pelos menos por duas a três semanas, período mínimo estimado para recuperação.

O MPF alerta que a conversão de linhas de produção para fabricação de itens essenciais para a área da saúde deve ser pautada pela estrita obediência a normas de segurança do trabalho, de modo a proteger os trabalhadores dedicados a essas atividades do risco de contágio pelo coronavírus.

O MPF acompanha a pandemia no âmbito das Subseções Judiciárias de Marília e Tupã (distante 75 quilômetros de Marília), por meio de inquérito civil instaurado exclusivamente para esse fim.

Os procuradores da República Diego Fajardo Maranha Leão de Souza, Jefferson Aparecido Dias e Luiz Antonio Palacio Filho são quem acompanham os inquéritos.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie