MP pede inelegibilidade de Vinícius e Abelardo Camarinha
O Ministério Público de São Paulo deu parecer favorável a uma ação que pede a inelegibilidade do ex-prefeito Vinícius Camarinha (PSB) e seu pai, o deputado estadual Abelardo Camarinha (PSB), para as próximas eleições.
A ação de investigação judicial eleitoral foi ajuizada pelo grupo político do atual prefeito Daniel Alonso (PSDB). O documento aponta que Vinícius e Abelardo cometeram os crimes de abuso de poder econômico e utilização indevida dos meios de comunicação na última eleição municipal.
Ainda figuram no processo o candidato a vice na chapa de Vinícius em 2016, Élio Eiji Ajeka, Sandra Mara Norbiato (apontada como ‘laranja’ dos Camarinhas no jornal e rádio Diário), Vicente Girotto (da rádio Jovem Pan local), Antônio Alpino Filho (TV Marília) e Wilson Novaes Mattos (Rádio 950).
Para o promotor Rafael Abujamra, que pede a procedência da representação, a família Camarinha foi beneficiada por excessiva e explícita exposição positiva de suas respectivas imagens em veículos de comunicação de Marília (os citados acima).
Além disso, o promotor diz que Vinícius e Abelardo usavam os meios de comunicação “para se blindar e atacar os adversários políticos, com isso quebrando a paridade, influindo no pleito eleitoral”.
Outro lado
A pedido do Marília Notícia, o ex-prefeito Vinícius Camarinha comentou a ação. “Infelizmente trata-se de mais uma representação do prefeito Daniel com objetivos políticos de me prejudicar, pois toda divulgação se refere exclusivamente ao trabalho realizado enquanto fui prefeito”.
Abelardo Camarinha e outros envolvidos não foram localizados para comentar o caso. O espaço está aberto para manifestações.