MP abre mais uma investigação sobre nepotismo na Famema
O Ministério Público (MP) está investigando um novo suposto caso de nepotismo na Faculdade de Medicina de Marília (Famema), desta vez envolvendo o chefe da disciplina de Cirurgia Plástica, Hélio de Rezende Paoliello Junior.
Ele é pai do também médico Ricardo Paoliello, candidato a vice-prefeito de Marília nas eleições deste ano, Marcos Juliano (PRTB). No caso também é apurado desvio de função e acúmulo indevido de cargos públicos.
No dia 10 deste mês o pleno do Conselho Superior do Ministério Público rejeitou um recurso que tentava impedir o avanço do inquérito. No começo de novembro a instância inferior do MP também já tinha se posicionado contra o arquivamento.
O inquérito foi aberto no final de setembro promotor do Patrimônio Público de Marília, Oriel da Rocha Queiroz, após representação do também médico Luis Ricardo Martinhão Souto.
Consta na portaria de abertura da investigação que Hélio teria nomeado Pollyana Farchi de Paula para trabalhar em plantões à distância de docente/assistente de ensino na especialidade de cirurgia plástica na Famema.
Segundo a representação, Pollyana – que também consta como investigada – não teria sido aprovada em concurso e seria a atual companheira do filho de Hélio, em união estável. Tal situação, se confirmada configuraria violação aos princípios da moralidade e legalidade.
A denúncia ao MP relata ainda que Hélio, Pollyana e Ricardo trabalham na mesma clínica particular localizada em Marília.
Existe ainda a denúncia de que Pollyana exerce atividades no Ambulatório Mário Covas, inclusive com procedimentos cirúrgicos, no mesmo dia e hora em que está escalada para o plantão presencial do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas de Marília (HC/Famema).
O responsável pela representação declarou ao Ministério Público que denunciou os fatos à diretoria do Complexo Famema, mas ‘não obteve qualquer manifestação dos órgãos administrativos’.
Em agosto o Marília Notícia mostrou que MP abriu inquérito para investigar outro suposto caso de nepotismo no HC Famema. Veja os detalhes, [clique aqui].
Outro lado
A reportagem procurou o HC/Famema e os envolvidos na denúncia.
A direção da autarquia, por meio da assessoria de imprensa, informou que foi intimada pelo Ministério Público a prestar informações sobre o inquérito, as quais [informações] foram prestadas, como também, administrativamente, foram realizados esclarecimentos.
O médico Hélio Paoliello Jr. disse à reportagem que o caso está na Justiça e, por orientação jurídica, não iria se manifestar.
Já a médica entrou em contato com o MN e informou que sua nomeação ocorreu a convite, para plantão de disponibilidade, não passado pelo chefe de disciplina (seu sogro).
Ela disse ainda que alunos e residentes passam pelos setores do hospital – incluindo o qual atual – mas o trabalho que realiza é vinculado à autarquia (instituição assistencial, e não educacional, onde Paoliello atua).
Polyanna Farchi de Paula acrescentou que foi convidada porque a escala (de cirurgiões) estava deficitária e que está convicta de que a investigação será arquivada.