Mortes de idosos acima de 80 anos caem após vacina em Marília
A queda na mortalidade e internação de marilienses com 80 anos ou mais, por Covid-19, já pode ser sentida significativamente desde que esse grupo recebeu a primeira dose das vacinas contra o coronavírus na cidade.
O público com 80 anos ou mais passou a ser vacinado no dia 1º de março em Marília, pouco menos de um mês e meio após os primeiros idosos, com mais de 90 anos, começarem a receber as doses.
O Marília Notícia mostrou no começo do mês a redução nas mortes e internações de idosos com mais de 90 anos no município. Agora, a queda também pode ser identificada em outras faixas etárias.
Entre os óbitos registrados em Marília por Covid-19, referente a pacientes que iniciaram os sintomas a partir do dia 1º de março deste ano, os idosos com mais de 80 anos representam 13,8% do total. Os dados são oficiais do Governo do Estado de São Paulo.
Em comparação com o período anterior à vacinação deste grupo, ele representava 26,2% de todas as mortes por Covid-19 na cidade. Ou seja, sua participação no total de óbitos pela doença caiu pela metade.
Os resultados positivos indicam que a tendência é haver uma queda de mortalidade e internação ainda mais acentuada, conforme o esquema de vacinação das demais faixas de idade for sendo concluído.
A redução das internações por Covid-19 de idosos acima de 80 anos também é nítida quando se leva em conta os pacientes que passaram a ter sintomas a partir de 1º de março, quando este grupo passou a receber a vacina.
Antes desta data eles representavam 10,7% das internações por Covid-19 e após ela este índice caiu para 7%.
Ao MN a Vigilância Epidemiológica do município já confirmou o impacto extremamente positivo da vacinação entre os grupos prioritários. Nesta sexta-feira (29) o município completa 100 dias desde o início da vacinação.