Morre Seu Zé, paciente que recebeu roda de samba no hospital
Morreu na tarde desta sexta-feira (31) José da Penha, de 63 anos, o ‘Seu Zé’, também conhecido como “Jamaica”.
Ele ficou conhecido por receber sambistas durante sua internação no Hospital das Clínicas de Marília, em julho do ano passado. O vídeo com a visita inusitada virilizou como exemplo de “humanização hospitalar”.
Ele não resistiu a complicações do câncer e morreu de insuficiência respiratória. Segundo amigos ouvidos pelo Marília Notícia, morreu em casa, ao lado família.
O velório acontece no Velório Municipal em Padre Nóbrega. O enterro está previsto para este sábado (1), no cemitério do distrito, às 10h.
Mensagens de despedidas foram postadas nas redes sociais. “Hoje nosso coração se enche de tristeza… foi um prazer conhecê-lo e que de alguma forma fomos motivos de alegria na sua vida”, escreveu em uma rede social Vania Gomes, vocalista do grupo que levou música à UTI.
Entenda
Enquanto esteve internado, Seu Zé relatou a uma enfermeira que cuidava dele todos os dias que gostaria de participar de uma roda de samba e relembrar a época que costumava tocar pandeiro e ouvir samba com a família.
A funcionária do hospital entrou em contato com o Grupo Entre Amigos, que topou atender aos desejos de Seu Zé.
“A gente entrou na ala cantando e aí ele começou a ouvir de longe, começou a ficar meio desconfiado e a hora que a gente chegou nele, ele abriu um sorriso, se emocionou, foi um momento muito legal pra ele, pra gente e todo mundo que tava envolvido”, contou William.
O integrante do grupo contou que a comoção e mobilização foi grande no hospital. Eles pediram permissão para os outros pacientes e todos foram unânimes ao autorizar a realização da roda de samba.
O paciente ficou na unidade de saúde durante 65 dias para um tratamento paliativo contra o câncer. No final do mês agosto de 2019 ele foi liberado para voltar à sua casa, onde passou os últimos meses de vida com a família.