Morre no HC de Marília detento de 25 anos que estava internado
Um preso de 25 anos, que estava internado no Hospital das Clínicas (HC) de Marília, morreu no final da tarde deste domingo (12). O caso vai gerar uma investigação policial.
Segundo informações de um agente do sistema prisional, o custodiado deu entrada no hospital em Marília depois de um período de internação na Santa Casa de Lucélia. Ele havia sido levado àquela unidade após uma crise de epilepsia.
Porém, antes da internação no hospital, ainda na enfermaria da penitenciária, o rapaz teria tido um surto e provocado autolesões no crânio e no tórax, ao bater a própria cabeça e o tronco contra a parede.
A polícia aguarda informação de prontuário médico sobre a causa da morte. O corpo foi encaminhado para exame necroscópico.
PREVENÇÃO
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em seu site, divulga realizar um programa de prevenção a suicídios envolvendo reeducandos. O órgão governamental também informa realizar ações diversas, para diferentes públicos-alvo, incluindo servidores .
Vale lembrar que pessoas no sistema prisional têm direito a visitas regulares (cumprindo-se as regras vigentes) e também à assistência médica, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, as unidades prisionais são obrigadas a manter e divulgar protocolos para prevenção ao suicídio no ambiente interno e também nas remoções e transportes de presos.
GRUPO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO
Para quem desfruta da liberdade em Marília, o município dispõe do Grupo de Prevenção ao Suicídio de Marília, que oferece palestras, rodas de conversas e atendimento psicológico social. São 40 profissionais voluntários, a maior parte psicólogos.
Por conta da pandemia, o serviço – que era oferecido em grupo – agora funciona de forma individual (ou on-line).
O número é o (14) 9 8173-8246 [clique aqui para iniciar uma conversa].
VALORIZAÇÃO DA VIDA
O Centro de Valorização da Vida (CVV) conta com voluntários 24 horas por dia, para conversar com pessoas que têm a necessidade de serem ouvidas com respeito e sem julgamentos.
O contato pode ser feito pelo telefone 188 ou pelos outros canais disponíveis no site, que pode ser acessado [aqui].
SERVIÇOS PÚBLICOS SOBRE A VALORIZAÇÃO DA VIDA
Caps Com-Viver – (14) 3451-4028
Caps-i (Infantil) Catavento – (14) 3451-1660
Caps AD (Álcool e outras drogas) – (14) 3433-8606
Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família e UBSs)
Emergência: Samu 192, UPA Norte, PA Sul, Pronto Socorro e Hospitais no HEM.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!