Moradores se mobilizam em limpeza de lago
Cansados de esperar por ações do Poder Público, moradores da zona Norte se mobilizaram na semana passada para limpar o lago do Jardim Aquarius, nas proximidades do Marília Shopping.
De acordo com populares que participaram da ação, já foram protocolados vários ofícios com solicitação de manutenção da área, além de pedidos de outras naturezas na Prefeitura. Lixo, mato alto e outro problemas são recorrentes.
Recentemente moradores compraram e instalaram lixeiras na região. O objetivo é facilitar que frequentadores descartem seu lixo no local adequado.
“Muita gente vem aqui consumir fast-food e deixa as embalagens para trás. Além das lixeiras, também estamos conscientizando quem vemos usando o espaço”, afirma a advogada Cardoso de Siqueira, que mora nas proximidades.
Na semana passada um grupo recolheu sujeira, varreu folhagens secas e retirou plantas aquáticas das margens do lago – onde grandes volumes de lixo costumam ficar acumulados. Outra equipe esteve fazendo outras atividades de manutenção cerca de dez dias antes.
No próximo final de semana uma equipe de jardinagem particular, contratada por aproximadamente R$ 600, cortará a grama e fará podas. Uma segunda etapa deve ser feita em breve, já que o volume de serviço é grande.
O lago recentemente estava vivendo a proliferação de capivaras. Em março deste ano o Marília Notícia chegou a noticiar o problema. Os roedores estavam inclusive atacando cães, segundo moradores.
No entanto, recentemente os animais desapareceram. “Não sei se eles foram retirados ou se estão saindo mais durante a noite”, afirma Cleomara. Entre os problemas decorrentes das capivaras está a proliferação de carrapatos.
Outro lado
A reportagem procurou a Prefeitura para comentar o caso, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno. O espaço está aberto para manifestação.