Moradores de distrito temem falta de vagas em escolas
Reunião realizada nesta semana entre representantes da Secretaria de Educação do Estado com moradores de Padre Nóbrega, distrito de Marília, deixou alarmada a população local e futuros habitantes dos conjuntos residenciais que estão sendo entregues na área.
Na noite de segunda-feira (21) a dirigente de Ensino de Marília, Ivanilde Elias Zamae, esteve no distrito para conversa com dezenas de pais e mães com filhos em idade escolar, entre o primeiro e o nono ano do ensino fundamental e ensino médio.
Pais ouvidos pela reportagem dizem que a notícia levada por Ivanilde é de que as vagas da escola estadual Maria Izabel Sampaio Vidal, no distrito, estão praticamente todas ocupadas.
“Falaram que as vagas são para quem já mudou. Quem vier a partir de agora, quem é novo na região, vai ter que estudar em outro bairro”, afirma Vânia Cavalaro, de 34 anos, empregada doméstica que se mudou para o Vida Nova Maracá em dezembro de 2016.
Vânia tem um filho de 14 anos que conseguiu uma vaga na escola local. “Estou aliviada, mas muita gente vai ter dificuldade para mandar os filhos para a escola. Vai ter que ser de ônibus mesmo”.
A reportagem conversou com funcionários da escola Maria Izabel e a informação é de que realmente as vagas estão no limite. “De modo geral podemos dizer que a escola está lotada”, disse um funcionário que não quis se identificar.
Para tentar conseguir uma vaga atualmente, já seria “bem complicado”, segundo o funcionário. “Tem que trazer comprovante de residência e deixar os documentos para a diretora ver o que daria para fazer. Mas daqui para frente só matrícula em escolas das proximidades”, completou.
A situação também é preocupante para escolas municipais, creches e unidades de saúde. Atualmente, muitos dos novos moradores precisam ir até os antigos bairros onde viviam para receber atendimento médico, por exemplo.
Outro lado
A reportagem procurou a assessoria de imprensa do município e do Estado.
A Educação estadual disse que “a Diretoria de Ensino de Marília reitera que todos os alunos estão devidamente matriculados e que os pais podem ficar tranquilos pois nenhum aluno ficará fora da escola. É importante reiterar que a administração regional vem estudando como ocorrerá o atendimento desta demanda. E se necessário, ainda será oferecido transporte para estes alunos”.
Já a Prefeitura disse “que não irá se manifestar sobre o assunto”.