Moradores de bairros pedem manutenção em unidades de saúde
Moradores e usuários de Unidades de Saúde da Família de Marília pedem que a Prefeitura dê mais atenção à manutenção dos prédios e proximidades.
Mato alto dentro de unidade, falta de acessibilidade nas proximidades e descarte irregular de entulho perto dos imóveis foram flagrados pelo Marília Notícia. A situação parece incompatível com a prestação de serviços de saúde pública.
A reportagem esteve em duas USFs na manhã desta terça-feira (6), ambas na zona Norte, a da Vila Julieta/Santa Antonieta 3 e a da Vila Barros.
Nesses locais são feitas vacinações, por exemplo, e encaminhamentos. Os problemas de falta de manutenção já viraram até requerimentos de vereadores, mas persistem.
Um aposentado que quis se identificar apenas como Luís, 75 anos, morador das proximidades da rua Manoel Pinheiro Matos, onde fica a USF do Jardim Julieta, reclamou da situação em que se encontra o prédio público.
“A unidade de saúde aqui está abandonada e não é só isso. Nós estamos esquecidos aqui. Terrenos baldios, ruas esburacadas, lixo jogado por aí. Tudo aqui do lado”, reclama o aposentado que depende da saúde pública.
A situação não é diferente perto da USF da Vila Barros, uma das regiões de maior vulnerabilidade social de Marília. Ali não existe calçada nas proximidades da unidade de saúde da família e nos terrenos vizinhos se acumulam lixo e entulho em pontos de descarte irregular.
Outro lado
O MN questionou a administração municipal sobre o problema. Em nota, a resposta foi que “a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Limpeza Pública informa que já está no cronograma para que seja efetuada ainda esta semana a capinação nos locais citados”.