Moradores da zona norte ficam fim de semana todo sem água
Na tarde da última sexta-feira (7), o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) informou sobre a queima da bomba do poço P-4, responsável pelo abastecimento de bairros na zona Norte de Marília. A nota informava que a manutenção seria concluída até o sábado (8), mas o serviço só retornou mesmo nesta madrugada de segunda-feira (10).
A gerente comercial Eleide de Morais, 42, que é moradora do bairro Jardim São Paulo, contou ao Marília Notícia que escutou a caixa d’água enchendo às cinco horas. “Eu levantei rápido e aproveitei para lavar o cabelo, a louça e um pouco de roupa. Quando eu estava saindo para trabalhar, umas 8 horas, já tinha acabado de novo”.
De acordo com a moradora, que está na região há três anos, a falta de água na região é frequente e, devido a esse histórico, construiu sua casa com duas caixas d’água.
Desta vez, a família de Eleide, que inclui marido e um filho adolescente, não ficou sem a água. Mas ela conta que já precisou da ajuda de parentes. “Na última vez que atrasou assim faz um mês e precisamos ir para casa do sogro e do meu pai, que têm chácara”.
Além da impossibilidade de aproveitar o fim de semana para colocar em ordem os serviços domésticos, a gerente comercial também relata que a falta de água encanada trouxe prejuízos financeiros. “A gente acaba pedindo comida para não precisar cozinhar e sujar a louça. Então, gasta um dinheiro que não deveria gastar”.
Essa não é a primeira vez do ano em que a bomba do poço P-4 queima. No dia 2 de janeiro, o Daem emitiu uma nota informando sobre o problema, que deixou bairros como Palmital, Castelo Branco, Lavínia, Fernando Mauro e outros da região Norte de Marília sem água.
Em nota na manhã desta segunda-feira (10), o Daem afirmou que desde a manhã de ontem o sistema de abastecimento do P-04 (Palmital e regiões adjacentes), opera normalmente após os serviços de manutenção realizados entre sexta-feira (7) e sábado (8).
“Como trata-se de uma região ampla, com uma considerável quantidade de bairros e imóveis, leva-se um determinado tempo para que todas as caixas d’águas e reservatórios particulares sejam preenchidos. O fornecimento de água está sendo restabelecido gradualmente em virtude da topografia da referida área da cidade. Desta forma, residências e imóveis localizados em áreas mais baixas, acabam sendo reabastecidas primeiramente. Calcula-se que dentro das próximas horas o sistema estará regularizado 100%, uma vez que o P-04 vem operando em sua capacidade integral e sem intercorrências”, finaliza o comunicado emitido pouco antes do meio dia desta segunda.