Morador de rua é encontrado morto na Capital
Um morador de rua foi encontrado morto no Terminal da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, na manhã desta sexta-feira, 5 A suspeita é que as baixas temperaturas da madrugada possam ter complicado seu estado de saúde e o levado à morte. O frio deve permanecer na cidade e, segundo a Prefeitura, a sensação térmica em partes da capital na noite desta sexta já era de 6º C.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, Gabriel Leguthe Laffot, de 22 anos, foi encontrado por seguranças às 9h15 sob a escada de acesso ao terminal de ônibus. O caso foi registrado pela Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom), que requisitou exames ao Instituto Médico Legal para determinar a causa da morte.
O padre Julio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua, ressaltou que é comum que o frio não seja apontado com a causa da morte, mas, sim, alguma patologia prévia da vítima.
“O IML sempre vai dizer que foi outra coisa que causou a morte, um problema cardíaco ou hepático. A hipotermia potencializa esses problemas”, comenta.
Lancelotti disse que percorreria as ruas da cidade na noite desta sexta e na madrugada deste sábado oferecendo assistência com alimentação e agasalhos a moradores de rua. Ele conta que geralmente que anda sozinho e ingere muita bebida alcoólica fica mais suscetível aos efeitos do frio na rua.
“Os que morrem infelizmente estão sozinhos. Em grupo, eles conseguem uma fogueira ou aquecer uns aos outros, se ajudar”, completou.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, a massa de ar polar deve deixar o tempo gelado nos próximos dias na capital.
“No sábado, 6, o sol retorna entre nuvens no decorrer do dia, entretanto a sensação será de muito frio capital paulista. Os termômetros variam entre mínimas de 6º C e máximas que não devem superar os 15º C. Não há previsão de chuva.”