Morador de Jafa é preso em flagrante por maus-tratos
Um homem que não teve a identificação divulgada, morador do distrito de Jafa, em Garça, foi denunciado por maus-tratos a animais na tarde desta terça-feira (22). A situação degradante dos cães – sem abrigo adequado, alimentação e água – fez o acusado ser preso em flagrante.
A Lei 1.095/2019, sancionada em 2020, determina que a prática de abuso e maus-tratos a animais seja punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda.
A denúncia de maus-tratos foi feita à organização de proteção animal de Marília, ONG Spaddes. Uma equipe de voluntários acompanhados de um médico veterinário foi verificar as condições do cuidado no local e constataram o crime.
O médico veterinário assinou o laudo de maus-tratos e a Polícia Civil de Garça foi chamada para testemunhar a ocorrência. Além das más condições de acomodação, no local foi encontrado alimento no chão e já impróprio para o consumo. Os animais também estavam tomados por carrapatos.
O proprietário dos animais recebeu voz de prisão em flagrante e encaminhado para a delegacia de Garça, onde foi ouvido pelo delegado de plantão que ratificou o crime. O homem ficou à disposição da Justiça.