MOP faz evento sobre vivências das mulheres negras
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, lembrado nesta quarta-feira (8), o Movimento de Organização Popular (MOP) organiza um cinedebate aberto à toda população de Marília com a exibição do documentário “Mulheres Negras: Projeto de Mundo”. O evento está agendado para o próximo dia 18 de março.
Dos diretores Lucas Ogasawara e Day Rodrigues, o curta metragem de 2016 traz a história de nove mulheres negras que compartilham suas vivências sem esquecer do passado e pensam como ser mulher no Brasil é atravessado pelas questões de gênero, raça e classe. O documentário será transmitido na praça do Teatro Municipal Waldir Silveira Mello, a céu aberto, a partir das 18h30.
A atividade é organizada pelo MOP e tem o propósito de criar espaços para debates sobre o cotidiano político e social, ao ocupar as praças públicas com arte e cultura gratuita e aberta à toda comunidade mariliense.
CINEDEBATE
O projeto tem o objetivo de estruturar um ambiente de fala e escuta das e para as mulheres que sempre estão no fronte das principais conquistas políticas-sociais, sejam para elas próprias ou para outros grupos.
A iniciativa busca incentivar diálogos construtivos dentro de um ambiente seguro onde todas as pessoas possam expor suas opiniões, sentimentos e vivências.
A partir do entendimento de que existem inúmeras possibilidades de ser mulher, o Movimento prepara o espaço para entender, aprender e trocar experiências sobre essas diversas existências representadas na pluralidade de realidades sociais.
Além do documentário, haverá a exposição de um dos trabalhos do fotógrafo mariliense Marcelo Sampaio, que através das lentes busca representar a luta diária da mulher brasileira.