Ministro faz reunião com diretorias do HC e Famema sobre aparelhos
O Ministro da Saúde, Gilberto Magalhães Occhi, recebeu as diretorias da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e do Hospital das Clinias de Marília na segunda-feira (27) em reunião sobre a necessidade de novos aparelhos de ressonância magnética e tomografia computadorizada.
A reunião foi intermediada pelo deputado federal Beto Mansur (MDB) e a comitiva se mostrou otimista com o resultado do encontro, que também teve a participação de representantes do Hospital Beneficente Unimar.
“Recursos para a liberação dos equipamentos estão encaminhados para os trâmites através do Ministério da Saúde”, diz nota divulgada pelo HC/Famema sobre o assunto.
A informação é de que também existe a possibilidade de aquisição dos aparelhos através do Estado de São Paulo, “que posteriormente seria ressarcido pelo Governo Federal”, diz o comunicado.
Participaram da audiência o diretor Geral da Famema, Dr. Valdeir Fagundes de Queiroz; a superintendente do HC/Famema, Dra. Paloma Aparecida Libanio Nunes; e o diretor presidente da Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília (Famar), Dr. Igor Bienert.
Aparelhos
O aparelho de ressonância magnética da Famema está desativado desde o ano passado. Foi considerado antigo, já que tinha cerca de 14 anos de uso com mais de 46 mil exames realizados.
Após apresentar panes constantes, por indicação da equipe técnica de manutenção da empresa fabricante, o aparelho deixou de ser utilizado.
A demanda da Instituição tem sido redistribuída para outros serviços através do Departamento Regional de Saúde.
Situação semelhante acontece com os equipamentos de tomografia. O Hospital das Clínicas possui dois aparelhos, um do setor de imagem e outro no serviço de radioterapia.
“Pela alta demanda de exames, com pacientes da área de abrangência do DRS-9 (Departamento Regional de Saúde) atendidos nas unidades hospitalares e ambulatoriais do HC/Famema, existe a necessidade de outro equipamento”, afirmam os diretores.