Ministério das Comunicações extingue concessões das rádios Dirceu e Diário
O Ministério das Comunicações publicou portaria no Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira (9) que extingue as concessões das rádios Diário FM 95.9 e Dirceu AM 730 de Marília. As emissoras foram alvo de operação da Polícia Federal em agosto de 2016, quando foram fechadas por determinação judicial.
Desde a época da Operação Miragem da Polícia Federal, as duas rádios estavam fora do ar. A portaria publicada nesta semana declarou extintas as concessões por força da decisão judicial proferida nos autos da Ação Civil Pública, que determinou que as rádios não demonstraram o cumprimento dos requisitos para a renovação da outorga do serviço de radiodifusão.
A portaria 10.044 é do dia 20 de julho de 2023, mas passou a valer no dia 8 de agosto, quando foi publicada no Diário Oficial da União. O documento foi assinado pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
A Operação Miragem foi desencadeada depois que diversas supostas irregularidades foram denunciadas.
Conforme noticiado pelo Marília Notícia, Vinicius e Abelardo Camarinha foram absolvidos neste caso, porém, outros três réus foram considerados parcialmente culpados.
O grupo contava com 117 funcionários que perderam seus empregos. O prédio até hoje está fechado.