Ministério da Saúde renova a qualificação da UPA de Marília
O Ministério da Saúde renovou nesta semana a qualificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marília, que está localizada na rua João Caliman, 110, no bairro Parque das Nações, zona Norte. Atualmente, é realizada uma média de 350 atendimentos/dia no local.
A renovação da qualificação, válida por mais três anos, foi publicada no Diário Oficial da União, através da Portaria GM/MS (Gabinete do Ministro/Ministério da Saúde) Nº 528, de 14 de março de 2022.
Feita de forma digital devido à pandemia, a inspeção para qualificação da UPA Norte transitou por itens como a checagem da identificação visual distribuída pelo prédio, que garante acesso e segurança ao usuário; a manutenção de fachada; padronização de uniformes e vestimentas adequadas para o risco e complexidade de cada setor; identificação de equipe; processo de triagem de maneira informatizada; utilizando protocolo comprovadamente eficaz pelo Ministério da Saúde; disponibilidade e acesso a protocolos médicos e assistenciais nas dependências da unidade; processo de notificação compulsória; conhecimento e avaliação do fluxo de atendimento como um todo, desde o momento de abertura do atendimento até o momento da alta do usuário.
Para o prefeito Daniel Alonso (PSDB), “a renovação da qualificação da nossa UPA é de grande importância, pois assim temos o termômetro para medir o reflexo do serviço prestado ao usuário. Com essa renovação, temos também a garantia de podermos manter os recursos recebidos dos órgãos responsáveis pelos repasses financeiros, garantindo também que o serviço possa continuar sendo prestado com qualidade e excelência ao usuário”.
O secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Júnior, parabeniza a equipe do setor de projetos da pasta pela dedicação no cadastro de solicitação do pleito junto ao Ministério da Saúde. Além disso, também congratula toda a equipe da UPA Norte por mais essa conquista.
“Essa renovação de qualificação por parte do Ministério da Saúde reafirma a excelência do serviço prestado pela UPA aos usuários. Parabenizo toda a equipe da UPA, formada por médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, farmacêuticos, técnicos em farmácia, técnicos em radiologia, biomédicos, assistente social, equipe de serviço social que presta serviços como o Posso Ajudar, equipe de recepção e portaria, equipe de limpeza e conservação, equipe de manutenção, direção técnica, administrativa e equipe administrativa por esse reconhecimento do Ministério da Saúde.”
ESTRUTURA
A UPA 24h da zona Norte conta com uma área de 1.740 m² de construção, que seguem as diretrizes e modelos do Ministério da Saúde. É classificada como Porte 3, conforme Portaria Nº 342, de 4 de março de 2013.
A unidade conta com 26 leitos, sendo estes divididos em: seis de observação pediátrica, seis de observação adulta masculina, seis de observação adulta feminino, seis de urgência e dois leitos adicionais de isolamento, todos equipados e adequados ao melhor cuidado e visando sempre a segurança do paciente.
A UPA conta com atendimento médico nas especialidades: clínica médica, pediatria e ortopedia, além de atendimento odontológico 24h por dia.
A estrutura assistencial de atendimento conta com recepção, classificação de riscos, consultórios médicos, consultório odontológico, salas de exames – eletrocardiograma e raio-x, sala de medicação e hidratação, sala de inalação e nebulização, sala de vacinas, necrotério, quartos de isolamento, observação masculina, observação feminina, observação pediátrica, sala de urgência/emergência, sala de sutura, sala de curativos, sala de gesso, posto de enfermagem, farmácia, serviço social e Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).
Já a estrutura de apoio e administrativo é formada por sala de reuniões e treinamentos, central de materiais esterilizados, central de abastecimento farmacêutico, dormitórios e repousos, depósito de materiais de limpeza, arquivo médico, sala de reuniões (administração), sala de coordenação (diretoria), sala de administração (apoio administrativo), copa dos funcionários, almoxarifado, armazenamento de roupa limpa, guarda temporária de roupa suja, base Polícia (vigilância), posto do Samu, central de gases medicinais, abrigo de resíduos e gerador.
FRENTES GERENCIAIS
A UPA conta com três frentes gerenciais, em que João Paulo Galletti Pilon responde pela direção técnica da unidade e Luiz Carlos Doretto Junior pela direção administrativa, sendo que ambos em parceria com a superintendência da unidade gestora Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), representada por Márcia Mesquita Serva Reis.