MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
qui. 24 jul. 2025
SAÚDE

Ministério da Saúde lança edital para seleção de médicos para o Agora Tem Especialistas

Eles trabalharão no programa Agora Tem Especialistas.
por Agência Brasil

O Ministério da Saúde (MS) publicou hoje (24) no Diário Oficial da União (DOU) edital para a seleção de médicos especialistas para o programa Agora Tem Especialistas, voltado para enfrentar a escassez de profissionais na Atenção Especializada no Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa prevê mais de 1,7 mil vagas para aprimorar o conhecimento de médicos especialistas em áreas onde há carência de profissionais.

ESPECIALISTAS

Desse total, 635 vagas terão início das atividades em setembro em estados e municípios que aderiram ao Agora Tem Especialistas. As demais serão para cadastro de reserva. As inscrições serão abertas no dia 28 de julho na plataforma da Universidade Aberta do SUS .

Os médicos selecionados contarão com uma bolsa-formação de cerca de R$ 10 mil. Para participar, eles precisam ser certificados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou titulados pela Associação Médica Brasileira (AMB) nas áreas em que serão aprimorados.

A estratégia tem como finalidade aprimorar, em serviço, médicos especialistas que atuam em equipes de atenção especializada, por meio da integração entre ensino, serviço e comunidade em regiões prioritárias para o SUS. O foco está na redução do tempo de espera, na ampliação do diagnóstico precoce e no fortalecimento das redes de atenção especializada à saúde.

REGRAS E ATUAÇÃO

Pelas regras do programa, os profissionais especialistas deverão atuar em hospitais e policlínicas da rede pública. Eles também passarão por formação em 16 cursos de aprimoramento ministrados em hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Propadi-SUS) e da Rede Ebserh.

Serão 16 horas semanais de prática assistencial e quatro horas semanais de atividades educacionais, como mentoria remota e imersões em serviços de referência em especialidades prioritárias para o SUS como atenção e cuidado a pessoas com deficiência, oncologia e ginecologia. Os cursos terão duração de 12 meses.

Segundo o Ministério da Saúde, o programa prevê ainda a expansão de residências em áreas profissionais da saúde, com a oferta de mil novas bolsas para perfis que incluem, por exemplo, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Governo federal decreta desapropriação de fazenda de Gália para reforma agrária
  • 2
    MAC goleia Bandeirante pela Série A3 no Abreuzão
  • 3
    Polícia intervém e mata homem que ameaçava esposa na região
  • 4
    Ex-funcionários da GF relatam dificuldades após fim do contrato

Escolhas do editor

DECISÃO JUDICIAL
Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizadosJustiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados
Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados
LIRAA
Alto índice de infestação do Aedes preocupa em Marília, aponta levantamentoAlto índice de infestação do Aedes preocupa em Marília, aponta levantamento
Alto índice de infestação do Aedes preocupa em Marília, aponta levantamento
ZONA RURAL
Município articula convênio para recuperar ponte rural em AvencasMunicípio articula convênio para recuperar ponte rural em Avencas
Município articula convênio para recuperar ponte rural em Avencas
GOVERNO DO ESTADO
Prefeitos da região relatam incômodo com Tarcísio; Marília mantém bom trânsitoPrefeitos da região relatam incômodo com Tarcísio; Marília mantém bom trânsito
Prefeitos da região relatam incômodo com Tarcísio; Marília mantém bom trânsito

Últimas notícias

Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados
Trabalho escravo urbano supera meio rural e atinge 2,7 mil pessoas em 2025
Calor extremo: 3,8 bilhões de pessoas serão atingidas até 2050, diz estudo
Câmara: MP que cria Gás do Povo está na pauta no retorno aos trabalhos

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie