Ministério da Saúde abre licitação para nova radioterapia em Marília
O Ministério da Saúde publicou, nesta sexta-feira (4), edital visando contratar uma empresa para construir e equipar a Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Marília. O prazo para a execução da obra – após ordem de serviço – é de 12 meses.
O investimento está estimado em R$ 10,1 milhões, com a possibilidade da participação de consórcio de empresas. O projeto é considerado complexo e histórico, por consolidar Marília como polo de oncologia. A direção do hospital estima que o novo serviço poderá estar em funcionamento já em 2023.
Os recursos fazem parte de um pacote do Plano de Expansão de Radioterapia do Sistema Único de Saúde (SUS). A execução da obra será feita pelo próprio Ministério.
A contratação será pelo novo regime de licitações, denominado Regime Diferenciado de Contratações (RDC – Eletrônico). Será a primeira vez que a União realiza uma obra em Marília por meio do novo sistema.
Há quase dez anos, a Santa Casa de Marília já projeta a Unidade de Radioterapia, que será construída na rua 21 de Abril, em um terreno de antigo estacionamento, parte da área do Ambulatório Bento de Abreu Sampaio Vidal.
O investimento torna mais completa a oncologia da instituição – com ambulatórios e centro de quimioterapia já instalados há mais de 20 anos.
Na prática, munícipes de Marília e cidades da região não precisarão mais se deslocar para outros centros referenciados, como Jaú e Barretos, em busca de tratamento multiterapêutico contra o câncer.
Especialidades oncológicas, em Marília, atualmente são atendidas pela Santa Casa e pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema), que conta com unidade de radioterapia.
O Complexo de Saúde Hospital Beneficente Unimar (HBU) inaugurou, em 2021, o Hospital Oncológico Unimar (HOU) e aguarda credenciamento junto ao SUS para oferecer à rede pública atendimento na área.