Ministério confirma obras da Radioterapia na Santa Casa de Marília
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu que as obras para a implantação da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Marília terão início no primeiro trimestre de 2022.
A informação consta em comunicado oficial do hospital, que aponta que o novo serviço, importante no tratamento do câncer, estará em funcionamento até abril de 2023.
Representantes da Santa Casa estiveram no último dia 16 de dezembro em Brasília (DF) para uma audiência com o ministro.
A reportagem do Marília Notícia questionou a assessoria de imprensa sobre o informe, em relação aos valores e prazos para o investimento, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
Na prática, a implantação da Unidade de Radioterapia vai fazer com que o Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília passe a realizar um atendimento completo ao paciente no tratamento do câncer em âmbito regional.
A Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília será construída em imóvel ao lado do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” e terá acesso pela rua 21 de Abril. A expectativa é que pelo menos mil pacientes sejam atendidos anualmente na nova unidade.
Com tradição de mais de 20 anos, o Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília realiza 14 mil consultas, nove mil sessões de quimioterapia, mil internações e 500 cirurgias por ano, sendo mais de 70% dos seus atendimentos realizados via Sistema Único de Saúde (SUS).
O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, agradece ao deputado Capitão Derrite (PP) pela intermediação e posterior agendamento de audiência com o ministro Marcelo Queiroga.
“Ficamos extremamente satisfeitos com a liberação da implantação da nossa Unidade de Radioterapia. Realmente é o que faltava para termos um atendimento ainda mais completo. Já desenvolvemos um trabalho sólido em nosso Centro de Oncologia há duas décadas e a tendência é que a quantidade de atendimentos seja expandida cada dia mais”.
O superintendente do hospital, Sérgio Stopato Arruda, explica que todas as etapas foram cumpridas. “Fomos até Brasília e tivemos a confirmação do ministro e de técnicos do Ministério da Saúde de que o processo para a implantação da Radioterapia já cumpriu todas as etapas e está completo e autorizado. Sendo assim, nos próximos meses iniciaremos a construção da nova unidade de atendimento oncológico, que será muito importante para Marília e região”.