MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 05 set. 2020

Ministério acumula dívida e pode causar rombo na Saúde em Marília

por Carlos Rodrigues

Secretário da Saúde disse que o Ministério Público e a DRS já foram oficiadas sobre a demora para a habilitação (Foto: Marília Notícia/Arquivo)

Pelo menos um terço dos 44 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que já estão ativos e sendo usados no enfrentamento à Covid-19, nos dois hospitais contratados pela Prefeitura de Marília, ainda não está habilitado pelo Ministério da Saúde.

A expectativa é pelo pagamento retroativo ou o risco de um déficit milionário nas contas dos hospitais.

A revelação foi feita – com preocupação – pelo secretário municipal da Saúde de Marília, Cássio Luiz Pinto, durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (4).

Segundo o gestor, os leitos não habilitados foram os últimos que passaram pelo processo de credenciamento junto à Direção Regional de Saúde (DRS), no final de julho.

Na época, ao Hospital Beneficente da Unimar (HBU), que tinha dez leitos à disposição, ampliou para 20. A instituição havia recebido dez respiradores da Secretaria de Estado da Saúde, no início do mesmo mês.

Já a Santa Casa de Marília disponibilizou mais sete leitos de UTI ao SUS, após reorganização interna nas instalações físicas e o recebimento de respiradores, também pelo governo do Estado.

“Oficiamos o Ministério Público e a DRS, porque até hoje esse aumento de leitos ainda não foi habilitado pelo Ministério da Saúde, apesar de estarem sendo usados, estarem funcionando e atendendo”, disse Cássio.

Expectativa

Após a coletiva de imprensa, o secretário atendeu a reportagem do Marília Notícia e explicou que a portaria de habilitação pode sair com data retroativa, o que traria alívio ao município e às instituições.

“O Ministério está liberando as portarias aos poucos e estamos aguardando a nossa”, afirmou. O secretário não detalhou qual valor estaria pendente, pelas diárias de UTI dos leitos ampliados em julho.

Segundo ele, a Prefeitura já teria se comprometido a pagar a diferença entre o custo diário de uma UTI convencional e o custo da UTI Covid (mais cara), mas a conta referente ao leito intensivo (diária pela tabela SUS) necessita de financiamento federal.

No limite 

A estrutura física para instalação de leitos de UTIs, com sistemas de gazes medicinais e inúmeros requisitos técnicos, são complexas, o que não permite – em curto espaço de tempo e sem pesados investimentos – transformar leitos comuns em unidades intensivas.

Outra dificuldade, segundo o secretário, são os recursos humanos. As UTIs Covid exigem médicos, equipe de enfermagem e fisioterapeutas específicos, devido ao risco de contaminação em outras áreas dos hospitais.

Tanto a Santa Casa quanto o HBU, segundo o secretário, já foram consultados sobre a possibilidade de ampliação de leitos. “As instituições não têm condições de oferecer mais leitos de UTI Covid”, disse o gestor.

Atualmente, os dois hospitais têm operado próximo do limite e até com 100% de ocupação da reserva para sintomáticos respiratórios graves. Na média do município – que considera também o Hospital das Clínicas – a ocupação tem oscilado entre 70% e 80%.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie