Miguel e Alice são os nomes mais escolhidos em Marília em 2022
Em 2022, o nome deixou de ser imutável no Brasil e, desde junho, é possível a qualquer adulto maior de 18 anos alterar o próprio nome no cartório, independentemente do motivo, assim como pais de bebês, em consenso, podem alterar o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro de nascimento. Apesar disso, a preferência em Marília não mudou entre os nomes. Miguel, com 46 registros, e Alice, com 45, permanecem sendo os nomes mais escolhidos no município.
O ranking dos nomes mais registrados em 2022 acaba sendo influenciado por registros de filhos das novas personalidades nacionais, os influencers. Maria Alice, filha de Virginia Fonseca, e Gael, filho de Zoo e do youtuber Christian Figueiredo, são os nomes que mais cresceram no último ano. O primeiro saltou da posição 12 em 2021 para o quarto nome feminino mais registrado neste ano em Marília, enquanto o segundo também se manteve na quarta posição dos nomes masculinos.
Uma característica das escolhas mais registradas no país mostra a preferência em Marília por nomes simples e bíblicos como Davi, Noah, Liz, Eloá e Isaac, que simbolizam o gosto e que, embora ainda não estejam na lista dos dez mais, crescem ano a ano no ranking dos 50 nomes mais registrados.
“Vivemos em um tempo de grande dinâmica social e muito influenciado pelas novas personalidades do mundo digital, que acabam ditando gostos e preferências e influenciando comportamentos”, diz o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), Gustavo Fiscarelli.
MUDANÇA DE NOME
Passados seis meses da entrada em vigor da nova Lei Federal nº 14.382/22, que permitiu a troca de nome a partir dos 18 anos independentemente do motivo, assim como a mudança de nome de recém-nascidos em até 15 dias após o registro de nascimento, o Brasil registrou 4.970 alterações de nome diretamente em Cartórios de Registro Civil.
Para realizar o ato diretamente em cartório é necessário que o interessado, maior de 18 anos, compareça a unidade com seus documentos pessoais (RG e CPF). O valor do ato é o custo de um procedimento, tabelado por lei e que varia de acordo com a unidade da federação. Caso a pessoa queira voltar atrás na mudança, deverá entrar com uma ação em juízo. Após a alteração, o Cartório de Registro Civil comunicará a alteração aos órgãos expedidores do documento de identidade, do CPF e do passaporte, bem como ao Tribunal Superior Eleitoral, preferencialmente por meio eletrônico.
Já no caso da alteração do nome e do sobrenome do recém-nascido é necessário que os pais estejam em consenso, apresentem a certidão de nascimento do bebê e os documentos pessoais (CPF e RG). Se não houver consenso entre os pais, o caso deverá ser encaminhado pelo cartório ao juiz competente para a decisão.
RANKING DOS NOMES MAIS REGISTRADOS EM MARÍLIA EM 2022
DEZ NOMES MAIS FREQUENTES
Miguel – 46
Alice – 45
Arthur – 45
Helena – 41
Theo – 36
Gael – 33
Manuela – 31
Maria Alice – 27
Ravi – 26
Heitor – 25
DEZ NOMES MASCULINOS MAIS FREQUENTES
Miguel – 46
Arthur – 45
Theo – 36
Gael – 33
Ravi – 26
Heitor – 25
Davi – 24
Bernardo – 24
Pedro – 22
Samuel – 22
DEZ NOMES FEMININOS MAIS FREQUENTES
Alice – 45
Helena – 41
Manuela – 31
Maria Alice – 27
Maria Julia – 24
Maria Clara – 21
Liz – 20
Laura – 20
Cecília – 20
Heloísa – 18