Meteorologia prevê inverno mais quente e seco em Marília

Termômetro instalado na avenida das Esmeraldas, na zona Leste de Marília (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)
Entre uma frente e fria e outra – que tende a provocar quedas mais bruscas na temperatura – o mariliense deve perceber um inverno mais quente e seco que a média. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (INMet).
O pesquisador e meteorologista Mamedes Luiz Melo, que integra a equipe do Instituto, explica que as análises têm indicado uma fuga de padrão nas temperaturas.
“A região de Marília terá médias entre 20° e 26 graus em junho, e 20° e 25° em julho. Já em agosto, a média aumenta e fica entre 22° e 28 graus. Haverá pouca interferência das frentes frias, escapando mais para a faixa Leste e Sul de São Paulo”, aponta Mamedes.
O inverno começu oficialmente para o hemisfério Sul nesta segunda-feira (21), à 0h32. A principal característica da estação é a entrada, com mais frequência, das massas de ar polar nas regiões Sul e Sudeste, influenciando inclusive o Centro-Oeste e o Sul da região Norte.
“Para a cidade de Marília é esperada, além destas temperaturas mais elevadas que a maioria dos invernos, a incidência de chuva abaixo da média. As chuvas pontuais tendem a voltar em setembro, quando se espera a elevação das temperaturas, com uma normalidade das precipitações”, explica.
OUTONO
Depois de um verão com média de chuvas abaixo do esperado – principalmente pela atividade agropecuária – o outono de 2021 até que foi generoso em águas, na região de Marília.
Em 2021, do início da estação (em 20 de março) até esta sexta-feira (18), o volume de chuva ficou ligeiramente abaixo do ano passado; foram 136 milímetros, ante a 146 de 2020, no mesmo período.
Mas, após as esperadas águas de março, chamaram a atenção o bom índice pluviométrico a partir do dia 1º de maio. Este ano choveu 85,2 milímetros desde então. No ano passado, entre o Dia do Trabalho e 18 de junho, 68,2 milímetros, ou seja, maio e junho foram mais generosos.