Mesmo com ações, combate à pólio não se aproxima da meta
Mesmo com todo o esforço para vacinar crianças menores de cinco anos contra a Poliomielite, Marília continua longe de bater a meta de imunizar pelo menos 95% do público-alvo contra a doença. Na semana passada, a Prefeitura de Marília chegou a anunciar o apoio do Rotary para aplicação das doses nas escolas da rede privada.
Dados do boletim divulgado nesta sexta-feira (23) mostram o número de vacinados não apresentou aumento significativo. Até a data, apenas 67,33% do público-alvo recebeu a dose, o equivalente a 7.570 crianças imunizadas. O objetivo é que o imunizante chegue a 11.242 menores.
O levantamento aponta que, em uma semana, apenas 338 novas vacinas foram aplicadas na cidade. E, como já divulgado pelo Marília Notícia, por conta da baixa adesão em todo o país, o Ministério da Saúde prorrogou o prazo da imunização até a próxima sexta-feira (30). Inicialmente, a campanha nacional seria encerrada no dia 9 de setembro.
A vacina contra a poliomielite é oferecida de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, em todas as unidades de saúde do município.
De acordo com dados a Secretaria Municipal da Saúde, foram imunizadas contra a pólio 1.709 crianças de um ano, 1.796 com dois anos, 1.905 com três anos e 2.160 com quatro anos de idade.
Também está sendo realizada a atualização da carteira de vacina. A pasta informa que já foram aplicadas 5.234 doses em menores de um ano e em crianças e adolescentes entre cinco e 14 anos, total de 4.939 doses – ao todo, 10.173 doses de imunizantes aplicadas.