Menino morre com suspeita de febre maculosa na região
Um menino identificado como João Gabriel Nunes Martins, de 10 anos, morreu na segunda-feira (20), na Santa Casa de Ipaussu (distante 122 quilômetros de Marília) com suspeita de febre maculosa.
Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Polícia Civil pelo próprio hospital. A morte foi confirmada duas horas depois que ele chegou na Santa Casa.
O caso foi registrado como morte indeterminada, mas a suspeita da febre maculosa é porque o menino costumava brincar em um parque que tem capivaras, animal hospedeiro do carrapato estrela, que transmite a doença.
João completaria 11 anos nesta terça-feira (21). O caso está sendo investigado e a Secretaria Municipal da Saúde aguarda os resultados de exames para confirmar a causa da morte.
Através de nota a Prefeitura de Ipaussu informou “que está dando todo o respaldo necessário a família do jovem João Gabriel Nunes Martins, e que está aguardando o laudo médico com a causa da morte para um pronunciamento mais detalhado”.
“Já adiantamos que a Prefeitura Municipal vêm tomando todas as providências no combate à Febre Maculosa, executando todas as diretrizes necessárias em relação ao manejo das capivaras e protocolando no sistema SIGAM da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e IBAMA”, diz o comunicado.
Em outubro do ano passado, um adolescente de 15 anos, identificado como Thiago Baroni Costa, filho de um vereador teve a morte confirmada por febre maculosa através de exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo.