MEIs representam 25% da população ocupada de Marília
A crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19 deixou muita gente desempregada em todo o país, mas vários trabalhadores aproveitaram a oportunidade para se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). Em Marília, 25% das pessoas que possuem uma ocupação deixaram o emprego formal para se tornar autônomo.
De acordo com dados do “Cadastro Central de Empresas” (Cempre), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marília conta com 80.960 pessoas ocupadas, que podem ser considerados como habitantes economicamente ativos, que movimentam a economia local e contribuem com força econômica nacional. As informações são do ano de 2020.
Os dados dos Microempreendedores Individuais são encontrados na ferramenta DataSebrae, por meio do painel “Total de empresas”, a partir de informações da Receita Federal. São 20.294 MEIs em Marília, na última atualização realizada no dia 2 de janeiro de 2023, totalizando 25% das pessoas ocupadas na cidade.
A maior parte dos MEIs atua na área de serviços (10.821), seguido pelo comércio (5.335), construção civil (2.232), indústria (1.863) e agropecuária (43). São 1.269 MEIs que atuam como cabeleireiro, manicure e pedicure. Marília também conta com 1.259 Microempreendedores Individuais que atuam no comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.
Obras de alvenaria, preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo e serviços domésticos também são destaque entre os MEIs registrados em Marília.