Meio Ambiente se reúne com o Cades para novas ações
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente se reuniu com o Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Marília (Cades) na última quinta-feira (18) para firmar parceria e discutir novas ações voltadas à sustentabilidade para a cidade.
As interlocutoras do Programa Município VerdeAzul (PMVA) Gabriela Guttier Gava e Danielle Bueno Costa se reuniram com o Conselho para apresentarem as diretivas do projeto e, desta maneira, firmar uma parceria para a execução de novas ações relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.
O PMVA é um programa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e tem como meta estimular os 645 municípios do Estado de São Paulo a elaborarem e desenvolverem uma agenda ambiental municipal.
As ações são norteadas através da proposição de dez diretivas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU) que, consequentemente, integram a agenda ambiental municipal com a agenda estadual, fortalecendo a busca por um desenvolvimento sustentável.
Na reunião foram apresentadas as dez diretivas do município VerdeAzul: 1. Município Sustentável, 2. Estrutura e Educação Ambiental, 3. Conselho Ambiental, 4. Biodiversidade, 5. Gestão das Águas, 6. Qualidade do Ar, 7. Uso do Solo, 8. Arborização Urbana, 9. Esgoto Tratado e 10. Resíduos Sólidos.
O objetivo da reunião foi somar esforços e elaborar em conjunto algumas ações que contemplem as diretivas que foram apresentadas pelas interlocutoras.
“Temos um conselho experiente e com muitas experiências ambientais. Esperamos contribuir com o PMVA com ações e também facilitar no que for possível para uma cidade mais equilibrada e sustentável”, conclui o presidente do Cades e secretário adjunto do Meio Ambiente, Wilson Hakamada.