Meio Ambiente realiza plantio de árvores nativas com alunos da rede municipal
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente promoveu, com apoio da indústria Femsa, nesta sexta-feira (22) o plantio de árvores nativas ao redor da represa Cascata com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Célio Corradi.
A atividade, conforme explicou o secretário municipal do Meio Ambiente, Márcio Spósito, teve o intuito de despertar a consciência ecológica e também realizar a introdução dos alunos à educação ambiental. “Trouxemos as crianças até aqui na Cascata para que pudessem viver esta experiência única de, no Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, plantarem mudas de árvores nativas nas margens da represa”, detalhou o secretário municipal.
Durante a atividade, um drone modelo DJI 600 despejou dezenas de sementes de árvores e plantas nativas em áreas de difícil acesso nas margens da represa Cascata. Foram semeadas crotalária e feijão-guandu (ambas leguminosas), além de imbaúba-branca e mutamba, que são árvores nativas da Mata Atlântica do Interior, a vegetação que predomina no entorno da represa Cascata, localizada na zona leste.
As crianças de duas turmas do 3º ano da Emef Célio Corradi – 28 ao todo, na faixa etária dos oito a nove anos – estiveram no lago acompanhadas pelas professoras Denise Almeida, Kamila Tarzia e Lúcia Alves.
Conforme as educadoras disseram, as turmas estiveram na represa pela primeira vez e puderam acompanhar o sobrevoo do drone – que tem capacidade para semear até 10 mil sementes por minutos e suporta seis quilos de sementes -, bem como realizar o plantio de mudas nas margens. Entre as mudas plantadas pelos estudantes estavam diversas variedades de ipês, algodão-de-praia, angico, aroeira, calabura e também jacarandá, uma das árvores mais representativas da flora brasileira.