Medo do sarampo faz mais de 200 tomarem vacina em apenas um dia
O posto volante contra o sarampo montado na avenida Vicente Ferreira, zona Leste de Marília, imunizou mais de 200 pessoas e checou centenas de carteiras de vacinação apenas nesta quarta-feira (21), primeiro dia da ação pública.
São cinco casos confirmados e 18 com suspeita. O Marília Notícia mostrou que apesar de bons índices de cobertura da vacina no ano passado, a cidade tem um histórico complicado.
Normalmente a vacinação é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas Prefeitura convocou a população de parte do bairro Jardim Tropical a comparecer no posto volante montado em frente ao Dallas Auto Posto.
O aparato foi mobilizado após mais uma pessoa ser identificada com a doença na cidade, especificamente naquela região.
Além daquela vítima, a Vigilância Epidemiológica confirmou casos positivos, consecutivos, em duas crianças – ambas de dois anos – nos bairros Chico Mendes e Argolo Ferrão.
Desde o início do ano, portanto, Marília confirmou três casos autóctones (sendo dois na região oeste e um na zona leste) e dois importados (o primeiro em morador de São Paulo em trânsito por Marília e o segundo em caminhoneiro de Marília que passou por vários Estados).
A orientação a todos os moradores do município, especialmente das regiões mencionadas, é procurar uma unidade de saúde, munidos com a caderneta de vacinação para verificar a necessidade ou não da aplicação da vacina.
Dos 53 municípios com surto no país, segundo o Ministério da Saúde, o Estado de São Paulo tem 49 cidades na lista.
Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, foram confirmados 1.319 casos da doença neste ano. Outros 6.556 aguardam resultado dos exames.
Desde o dia 15 deste mês as crianças que têm entre seis meses e um ano de idade também devem ser vacinadas contra o sarampo. A proteção está na vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
Trata-se de uma iniciativa a mais, definida pela Secretaria de Estado da Saúde, para conter o surto no território paulista.