Médicos podem ser punidos após briga no PA
Dois médicos da Prefeitura de Marília poderão ser punidos – com até 90 dias de suspensão – por bate-boca, empurrão e xingamentos no estacionamento do Pronto Atendimento (PA) da zona Sul.
Portarias que instauram processos administrativos disciplinares foram publicadas na edição deste sábado (7), no Diário Oficial do Município de Marília (DOMM), após decisão da Corregedoria Geral do Município.
O episódio, em fevereiro de 2017, gerou uma sindicância que ouviu os dois envolvidos e outros funcionários do PA Sul. Um dos médicos, que atua em cargo de chefia, chegou a registrar Boletim de Ocorrência contra o colega, mas não seguiu com a queixa.
Em depoimento, ele afirmou que o episódio “não resultou em prejuízos ao serviço público” e que o colega “deveria estar com algum problema pessoal, que acabou resultando no fato”.
Disse ainda que o médico subordinado é “bom servidor” e que a relação profissional após o episódio foi restabelecida normalmente.
Já o servidor acusado de agressão negou ter xingado e tocado no chefe. Alegou ainda que era alvo de perseguição por ter reclamado, de forma justa, após a remoção de um colega de trabalho. Disse também que gesto relatado como empurrão foi, na verdade, ato de defesa.
Mesmo com a aparente pacificação, a Corregedoria Geral do Município considerou também depoimentos de outros servidores. Segundo as testemunhas, o entrevero “ocorreu em horário de expediente e ocasionou prejuízos ao bom andamento do serviço público”.
“Portanto, há indícios suficientes de que os referidos servidores, possivelmente, perpetraram a infração disciplinar capitulada no artigo 27, inciso II, item 03 da Lei Complementar nº 680/13”, escreve a corregedora Valquíria Febrônio Galo.
Os trechos citados definem como infração “ofender, em serviço, desmotivadamente, moral ou fisicamente, autoridade ou superior hierárquico, outro servidor ou qualquer pessoa do público”.
Caberá agora à Comissão Processante Disciplinar ouvir novamente os envolvidos e decidir se haverá punição aos médicos.