Médico de Marília participa da avaliação de atletas do Palmeiras
O cardiologista e médico do esporte André Moro participou no último domingo (29) do processo de avaliação das atletas do futebol feminino profissional da Sociedade Esportiva Palmeiras, na Academia de Futebol, em São Paulo. Os exames foram realizados antes do início da pré-temporada, que visa o calendário de 2023.
Moro foi convidado pelo médico Daniel Guedes, responsável pelo Departamento Médico do time feminino do Palmeiras. Formado em 1997 na Famema, o médico de Marília se especializou em Cardiologia, Ecocardiografia e Medicina do Esporte.
“Comecei neste ano na equipe do Palmeiras. Recebi há duas semanas o convite do médico Daniel Guedes. A perspectiva é de prosseguir com o trabalho, avaliando a cada seis meses todas as atletas do elenco. Foi uma experiência muito boa. É importante avaliar não apenas o atleta de elite, mas os esportistas de forma geral, para saber como está a saúde do coração”, diz Moro.
O especialista explica que a vacina contra a Covid-19 salvou muitas pessoas, mas a doença pode ter deixado sequelas silenciosas. Moro afirma que é importante uma avaliação médica antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, para evitar problemas cardíacos.
“Podemos achar doença em qualquer pessoa. A maior parte pegou Covid-19 e felizmente a vacina amenizou a situação, mas a doença pode ter deixado alteração como sequela. Antes de começarem atividades físicas, as pessoas precisam de uma avaliação. A principal causa de morte durante atividade física é o problema cardíaco. Quem tem pressão alta, diabetes, obesidade, fuma ou tem colesterol elevado precisa ter um cuidado mais apurado”, conclui o médico.