Média móvel da Covid-19 volta a cair em Marília
A média móvel de novos casos confirmados para Covid-19 em Marília atingiu seu maior patamar na semana passada e – apesar de ter voltado a cair – ainda está em um dos maiores níveis desde o começo da pandemia.
O indicador segue se comportado como uma ‘montanha-russa’, então é difícil prever se a queda da média móvel verificada nos últimos dias será consistente ou precede um novo aumento.
Nesta terça-feira (22) a cidade contabilizou 39,43 novos casos, levando em conta a média móvel – ou seja o número de casos novos na data mais os casos dos seis dias anteriores dividido por sete. O maior registro até agora na cidade foi no dia 16 de setembro, com média móvel de 51,57.
Entenda
A média móvel leva em conta todos os dias da semana – de domingo a sábado, de segunda a domingo e assim por diante.
Essa forma de acompanhar a evolução da pandemia dilui as oscilações bruscas provocadas pelo represamento dos dados em feriados e finais de semana, por exemplo.
Aos domingos, os números absolutos de casos confirmados costumam ser menores, por atrasos nos registros das informações.
Nos dias seguintes, esse atraso é compensado, o que acaba inflando os dados em dias úteis. A média móvel compensa essas variações. Por isso, ela é considerada um indicado melhor do que a observação pura dos novos casos diários.