MEC destina quase R$ 1 milhão para a rede municipal de Marília

A rede municipal de ensino de Marília será contemplada com R$ 965.112,12 para ampliar a oferta de educação em tempo integral. O valor, publicado em portaria do Ministério da Educação (MEC), corresponde à criação de 252 novas matrículas em jornada ampliada no município.
Os recursos fazem parte do Programa Escola em Tempo Integral, que integra o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e tem como objetivo ampliar o número de estudantes que permanecem ao menos sete horas por dia ou 35 horas semanais nas unidades escolares.
Atualmente, Marília mantém o modelo de tempo integral em nove Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Com o novo repasse, a expectativa é expandir o atendimento, em consonância com as metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024), que prevê a ampliação progressiva dessa modalidade.
Segundo o MEC, o critério de distribuição dos valores leva em conta a criação efetiva de matrículas em tempo integral registradas no Censo Escolar e o esforço das redes municipais e estaduais para reduzir desigualdades educacionais.
Apenas municípios que possuem política formal de educação em tempo integral aprovada receberam o repasse integral — entre eles, Marília. Os valores serão transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com aplicação vinculada ao incremento de vagas e à melhoria da qualidade da educação básica.