MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 02 fev. 2018

Marilienses adotam criança africana que seria morta

por Leonardo Moreno

Daniel, Aline e Lara, a segunda filha adotada do casal: desta vez uma adoção internacional (Foto: Arquivo Pessoal)

Um casal de marilienses adotou uma linda menininha africana, com apenas sete meses de vida, que já é dona de uma história emocionante. Lara, como foi rebatizada a criança, corria risco de vida em seu país de origem, por conta uma tradição da tribo a qual pertencia.

O relato é do seu novo pai, o psicólogo Daniel Francisco Costa Simões, 44 anos, em entrevista ao Marília Notícia. Ele, que é gerente de RH da Casa Sol, desembarcou em Marília no último dia 25 depois de ter partido dez dias antes para buscar Lara.

Daniel e sua esposa, a professora Aline Callsen Simões, 45 anos, estão radiantes com a nova filha.

“Foi justamente a burocracia e a insegurança jurídica que vivenciamos com a adoção brasileira, que nos fez ter interesse em uma adoção internacional”, conta Daniel. Mesmo antes do casamento eles desejavam adotar.

“Sem querer dizer se é certo ou errado, mas a legislação brasileira privilegia muito a família biológica e nunca dos pais adotantes”, comenta o psicólogo.

Há aproximadamente dois anos, Daniel e Aline conheceram um casal de Botucatu (255 quilômetros de Marília) que ajudou nos planos.

“Esse casal havia passado algum tempo na África fazendo trabalho voluntário e acabou adotando quatro crianças. Nos colocaram em contato com o orfanato e fizemos algumas entrevistas com a diretora pela internet”, explica Daniel.

Vida ou morte

O psicólogo embarcou para a África para realizar os trâmites da adoção e só descobriu a história por trás da criança que se tornaria sua filha ao aterrissar no continente do outro lado do Atlântico.

A mãe biológica acabou morrendo após o parto e entre os membros daquela etnia, a tradição manda que o bebê também seja morto nesses casos, pois seria o suposto responsável pelo óbito.

Também costumam ser rejeitadas crianças com deficiências e outros problemas, o que não é o caso da menina.

“O pai biológico da Lara percebeu que se ele levasse ela para a aldeia, seria morta. Então ele abriu mão da paternidade, quebrou uma tradição, em nome da vida da criança. Seus parentes exigiram a morte dela. Eles acreditam que se isso não for feito, quando o bebê crescer, ele voltará para matar outros familiares. É uma lógica absurda”, comenta Daniel.

Ele conta também que alguns dias antes de adotar Lara, um casal argentino tinha acabado de adotar uma criança albina, que estava marcada para ser sacrificada porque membros da aldeia acreditavam que havia algo de demoníaco.

Em alguns dias a adoção foi concretizada, mas houve demora para emissão do visto para que o psicólogo retornasse para o Brasil. Após alguns imbróglios, ele conseguiu os documentos necessários e pegou o avião.

“Agora estamos formalizando a adoção perante a Justiça Brasileira, mas no país africano a Lara já é reconhecidamente nossa filha. Estamos muito felizes, ela está recebendo muito carinho, é um doce”, finalizou o psicólogo.

(Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

Veja o momento em que a criança é recebida pelos novos pais.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandante
  • 2
    PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
  • 3
    Suposto dentista é acusado de estelionato após receber e não realizar serviço
  • 4
    BR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em Marília

Escolhas do editor

VIOLÊNCIA
PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escolaPF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
ZONA NORTE
Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandanteJustiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandante
Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandante
RODOVIAS
BR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em MaríliaBR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em Marília
BR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em Marília
RECICLA LEGAL
Reciclagem ganha força em workshop inédito e une setor em MaríliaReciclagem ganha força em workshop inédito e une setor em Marília
Reciclagem ganha força em workshop inédito e une setor em Marília

Últimas notícias

MAC bate a Francana, confirma 2ª vaga e pega São Bernardo na próxima fase
PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
Mega-Sena tem prêmio acumulado em R$ 8 milhões; sorteio é neste sábado
Ator e diretor teatral Juca de Oliveira morre aos 91 anos em São Paulo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie