Mariliense vence Pan-Americano e recebe homenagem no RJ
A mariliense Gabriele Siqueira, de 27 anos, medalha de ouro no Pan-Americano de Taekwondo em Cancún, no México, foi recebida com festa e desfile em veículo do Corpo de Bombeiros em Itaboraí, no Rio de Janeiro, cidade em que vive atualmente. De olho nas Olimíadas de 2024, a atleta busca pontos no ranking mundial da modalidade.
Gabriele, que foi iniciada no esporte em um projeto social pelo mestre Flávio Bang na Chácara São Carlos, na zona Oeste da cidade, hoje é uma das principais integrantes da equipe brasileira, na categoria acima de 73 quilos.
A mariliense teve que se mudar da cidade – há cerca de dez anos – em busca de maior evolução e treinamento de alto desempenho. “Tenho uma saudade enorme de muitas pessoas de Marília, e muita gratidão. Tudo começou aí. Sempre que posso, estou na cidade – onde ainda tenho familiares e amigos”, diz.
Entre 2011 e 2020 – antes da pandemia -, ela disputou 21 competições internacionais em pelo menos 15 países e subiu ao pódio 16 vezes. Venceu Abertos na Argentina, EUA, Costa Rica, Canadá; foi prata nos Emirados Árabes, EUA (duas vezes) e na Rússia.
PAN-AMERICANO
O balneário mexicano recebeu duas competições simultâneas da modalidade. Foram disputados os Abertos do México e o Pan-Americano de Taekwondo, no mesmo período, de 3 a 5 de junho.
Ao lado do técnico Diego Ribeiro, que é responsável pelo treinamento da Seleção Brasileira de Taekwondo, a atleta foi recepcionada em Itaboraí por um veículo do Corpo de Bombeiros, que percorreu a principal via da cidade. O trajeto terminou na sede da Prefeitura, onde a dupla foi homenageada.
Os planos da mariliense é definir, juntamente com a equipe, as competições mais estratégicas para a obtenção de pontos, que podem levar a campeã panamericana aos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.