Mariliense é confirmado no bobsled e faz pré-temporada na Áustria
O mariliense Edson Martins – o homem do gelo, que migrou das pistas do Estádio Pedro Sola para o trenó profissional – foi confirmado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na delegação que vai representar o país nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que ocorrerão de 4 a 20 de fevereiro.
Martins é veterano do bobsled e vai disputar sua terceira olimpíada. No total, são onze atletas brasileiros nos jogos, em mais quatro modalidades: esqui cross country, esqui estilo livre, esqui alpino e skeleton.
Nas redes sociaias, o mariliense manifestou gratidão. Ele passou as festas de fim de ano com a família na cidade e embarcou para a pré-temporada nos Estados Unidos, logo na primeira semana do ano. Em seguida, já seguiu com a equipe para a Áustria, de onde a Seleção segue para a China, no grande desafio do ano.
“Cada competição é uma emoção diferente. Não tem como explicar, não tem como prever. Jogos Olímpicos, então, é indescritível. O que a gente pode fazer é se preparar muito, treinar forte e na hora mostrar o que sabe, junto com a equipe”, diz o atleta.
EQUIPE
A equipe brasileira de bobsled tem cinco integrantes: Erick Vianna (Araraquara), Edson Martins (Marília), Rafael Souza (Rio de Janeiro), Edson Bindilatti (Camamu – BA), além de Jefferson Sabino (Guarulhos). A origem no atletismo é comum entre eles, que trocaram as pistas pelas rampas na “Fórmula 1 do gelo”.
Segundo o cronograma do COB, a partir do dia 20, os integrantes da equipe operacional começam a viajar para a China, para fazer os preparativos nas duas vilas olímpicas que receberão atletas do país.
Martins e a equipe de bobsled devem ficar em Yanqing (cerca de 100 quilômetros a Noroeste de Pequim. O esqui alpino e skeleton também ficarão na mesma vila). A previsão do Comitê é que os primeiros atletas brasileiros cheguem a partir do dia 27 e a delegação esteja completa no dia 29.