Marília zera fila de espera por UTI Covid-19, diz Estado
Dados oficiais do Governo do Estado de São Paulo mostram que, apesar da alta ocupação, Marília e demais municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS-9) conseguiram zerar a fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19.
Atualmente, na regional mariliense composta por 62 cidades com mais de 1,2 milhão, existe fila de espera apenas para leitos de enfermaria, ou seja, para casos menos graves em relação aos pacientes que precisam de terapia intensiva.
No dia 26 de janeiro existiam 42 pacientes com o coronavírus ou sintomas esperando por um leito de internação na regional.
Números do dia 9 de fevereiro já mostravam redução, eram 11 os pacientes com Covid-19 confirmada ou em investigação esperando uma vaga.
Apesar da situação atual da fila de espera, a ocupação de leitos de UTI Covid-19 segue alta na região – mesmo com a consistente queda que tem sido registrada na última semana.
Com ocupação de 80,4% dos leitos de UTI Covid, o DRS-9 ocupava a terceira posição no ranking estadual das regiões com maiores lotações, atrás apenas de Barretos e Ribeirão Preto.
Nos hospitais de Marília, a ocupação de leitos públicos de UTI e da rede privada estava em 100% nas últimas semanas. Nesta terça-feira (16), a lotação era, respectivamente, de 80% e 70,59%.
Em nível municipal, os leitos clínicos – de ambas as redes – já saíram da faixa vermelha.