Marília volta a ‘ferver’ no inverno e reacende alerta para queimadas
Ainda eram 6h da manhã desta segunda-feira (2) e os termômetros já registravam 20°C. E a temperatura continua subindo, devendo atingir o pico de 34°C às 15h, segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) de Bauru.
É o inverno “fervendo” de novo na cidade, com previsão de clima de verão até o próximo domingo (8), com mínimas oscilando entre os 19°C e 21°C e máximas de até 38°C nesta quinta-feira (5).
Apesar das altas temperaturas, não há previsão de nenhum pingo de chuva até o próximo fim de semana, ainda segundo o IPMet, o que reacende o alerta a riscos para queimadas nas pastagens e matas da cidade.
Também os terrenos baldios, próximos às residências, estão vulneráveis ao fogo. Quem provoca queimadas comete crime ambiental e pode ser preso e pagar multa. Em caso de incêndio, acione os bombeiros pelo telefone 193.
SAÚDE EM ALERTA
O forte calor virá acompanhado de baixos índices de umidade relativa do ar nesta segunda-feira (2) e durante a semana. A previsão é que baixe aos 10%, quando o mínimo à saúde humana é de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Por isso a necessidade de cuidados necessários como a hidratação permanente – com especial atenção a crianças e idosos – uso de roupas leves, consumo de frutas e evitar ficar debaixo do sol das 10h às 16h.
Em caso de mal estar é recomendável procurar ajuda – a depender da situação, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo 192. O Pronto Atendimento (PA) da zona sul e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona norte funcionam 24h.