Marília vai implantar projeto para ressignificar o RDP
A Prefeitura de Marília vai implantar o projeto “Projeto Ressignificando o Regime de Dedicação Parcial”, que prevê elaborar estratégias para adaptação, de acordo com a capacidade e potencialidades de cada profissional.
Foi realizado um encontro neste sentido com a equipe da Secretaria Municipal da Educação, com o objetivo de alinhar detalhes desse projeto, que terá início na próxima segunda-feira (7), com os docentes da pasta.
A equipe do Serviço Municipal de Saúde do Trabalhador manifestou preocupação com o agravamento do sofrimento mental dos servidores, sendo um dos principais motivos de absenteísmo e afastamentos do trabalho devido licença médica.
Assim, se faz necessário o desenvolvimento de ações que possam contribuir para um mais apurado diagnóstico dessa situação para promoção, prevenção e recuperação da saúde, possibilitando, inclusive seu retorno ao trabalho.
“Este projeto apresentou a situação preocupante de informações coletadas no próprio Serviço Municipal de Saúde do Trabalhador, como forma de evidenciar a importância de ações voltadas para a saúde. Além disso, pretende apresentar uma proposta de intervenção, a saber, a formação de grupos operativos, que estarão presentes membros do setor de psicologia e enfermagem deste Serviço Municipal de Saúde do Trabalhador, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que também enviará um representante para participar”, afirma o secretário da Administração, Cassio Luiz Pinto Júnior.
Esses grupos operativos serão formados com número mínimo de cinco e máximo 12 docentes, mais a equipe de saúde e colaboradores, com encontros semanais, no Serviço Municipal de Saúde do Trabalhador.
O público-alvo desse trabalho serão os servidores da Prefeitura de Marília que, no momento, encontram-se em regime de trabalho de dedicação parcial e que, por isso, estão desempenhando número reduzido de funções.
As reuniões do grupo serão realizadas com periodicidade semanal, no Serviço Municipal da Saúde do Trabalhador, em sala previamente estruturada para essa finalidade.
“A proximidade da equipe da Saúde do Trabalhador com nossos profissionais, através do Projeto Ressignificação, permitirá conhecer melhor a situação de cada servidor, possibilitando elaborar estratégias para adaptação, de acordo com a capacidade e potencialidades de cada profissional”, conclui Cassio Júnior.