Marília vai contar com 608 urnas nas eleições deste ano
Teve início nesta última segunda-feira (29) a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais que serão utilizados nas eleições de 2022. Os trabalhos acontecem até esta sexta-feira (2) no espaço Multiuso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Marília, os dados dos candidatos serão inseridos nas urnas eletrônicas a partir do dia 22 de setembro.
Para o pleito deste ano, a cidade vai contar com 608 urnas eletrônicas, uma em cada sessão eleitoral da cidade. O conta com 74 locais de votação, sendo 39 da 70ª Zona Eleitoral, que vai ter 311 urnas eletrônicas, e 35 pontos de votação da 400ª Zona Eleitoral, com 297 máquinas. O Cartório Eleitoral também conta com algumas urnas extras, caso alguma apresente problema técnico no dia da eleição.
De acordo com informações do TSE, a finalização do serviço ocorre às 10h de amanhã, quando os sistemas serão assinados pelo presidente, o ministro Alexandre de Moraes, e pelas autoridades presentes. Em seguida, serão lacrados digitalmente e fisicamente e armazenados na sala-cofre do Tribunal.
Na próxima etapa do calendário eleitoral, as cópias dos programas lacrados serão distribuídas aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para que possam ser inseridas nas urnas eletrônicas, juntamente com os dados de eleitores e candidatos.
Cada TRE tem o próprio cronograma de preparação e carga estabelecido de acordo com a própria logística. Em todo o Estado de São Paulo isso acontece a partir do dia 22. Atualmente, o Cartório Eleitoral de Marília finaliza a organização para o pleito, montando materiais que serão utilizados pelos mesários.