Marília vacinou menos da metade do público-alvo contra gripe
A menos de um mês para o fim da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), apenas 46,8% do público alvo foi imunizado em Marília.
Segundo a Secretaria de Saúde de Marília, até o início da manhã de hoje (7) haviam sido vacinadas 35.075 pessoas entre as 74.985 estimadas. A meta é atingir ao menos 90% desse grupo até o final do mês.
Em todo o Estado de São Paulo a situação é ainda pior, já que só foram imunizados 43% do público alvo (13,4 milhões de pessoas).
A campanha foi iniciada em 10 de abril e o chamado “dia D” – onde é esperada uma grande mobilização popular – já aconteceu no último sábado (4). A imunização acontece em todos os postos de saúde da cidade.
Devem ser imunizadas crianças entre seis meses e menores de seis anos, idosos com mais de 60 anos e gestantes e mulheres que deram à luz até 45 dias. Gestantes e crianças são alguns dos grupos que estão ainda mais abaixo na meta de vacinação.
Também fazem parte dos grupos prioritários os profissionais da saúde, professores, policiais militares e civis, bombeiros, membros ativos das Forças Armadas e pessoas com doenças crônicas, por meio de comprovação da condição de saúde.
As doses contra a gripe padronizada na Campanha Nacional de Vacinação são trivalentes e protegem contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e B. A
Apelo
A enfermeira Renata Rodrigues Plácido, responsável pelo Programa de Imunização da Saúde de Marília, tem a expectativa que a população deixe para a última hora. “Mas precisamos reforçar a necessidade da vacinação”, afirma a técnica.
“Os pais e responsáveis devem levar as crianças para vacinar. As gestantes também fazem parte de outro grupo superimportante”, completa.
Desde 2008 até fevereiro deste ano foram 365 internações por conta da Influenza e ao menos 33 óbitos. Em 2018 foram 14 internações ante 4 no ano anterior e 46 em 2016.