Marília teve volume de chuva abaixo da média em janeiro
Os registros da Somar Meteorologia, que trabalha para diversos serviços de Defesa Civil, mostram que em janeiro deste ano Marília teve um volume de chuva abaixo da média climatológica.
No primeiro mês do ano o município costuma registrar 243 milímetros de precipitações. No entanto, desta vez houve um desvio de 21% nos pluviômetros – aparelho que mede o volume de chuva – que marcaram 192 milímetros.
Cada milímetro representa um litro de água despejado sobre a área equivalente a um metro quadrado. As precipitações na cidade foram verificadas em 17 dos 31 dias de janeiro.
O dia 25 de janeiro foi a data que concentrou o maior volume em 24 horas. Foram 46,5 milímetros, quase 25% de toda a chuva registrada no mês.
No começo do mês passado, entre os dias 4 e 6 o volume também foi expressivo, com acumulado em quase 90 milímetros.
Previsão
De acordo com a meteorologista Rita de Cássia César Moreira de Cerqueira, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), os próximos dias serão marcados por chuvas.
Para sexta-feira (1) e sábado (2), ela diz que o tempo segue com predomínio de sol e poucas nuvens, na maior parte do Estado. “No período da manhã haverá chuvas fracas e isoladas apenas no setor norte do Estado”.
No entanto, a partir do período da tarde, “devido ao forte aquecimento, haverá aumento da nebulosidade e das ocorrências de chuvas, que poderão ser de forte intensidades, acompanhadas por descargas elétricas, e ocorrerem em qualquer região”, completa.
Entre domingo (3) e segunda (4) ela afirma que “a presença de baixas pressões no interior do continente e o deslocamento de um sistema frontal pelo oceano Atlântico, favorecem a intensificação da nebulosidade e das ocorrências de chuvas, que ocorrerão de forma mais generalizadas, sobre o Estado”.