Marília teve volume de chuva 5 vezes acima da média no mês
Agosto ainda não terminou e Marília já registra até esta segunda-feira (27) um acumulo de chuvas cinco vezes acima da média histórica para o mês, de acordo com dados da Defesa Pública do Estado de São Paulo.
A médica climatológica para o oitavo mês do ano no município é de 32,7 milímetros nos pluviômetros – aparelhos que computam o volume das precipitações. Agosto de 2018, no entanto, já soma 197,8 milímetros (desvio de 505%) com nove dias chuvosos.
Só entre sábado (24) e domingo (25) teriam sido 62,1 milímetros. Mas o dia 15 foi o mais chuvoso em Marília no mês, com 54,2 milímetros registrados.
As chuvas acima na média em agosto vieram depois de meses de severa estiagem também fora da média histórica, como o Marília Notícia mostrou em reportagens publicadas recentemente.
Em agosto, também tem feito mais calor que o normal para os padrões dos últimos anos. A temperatura máximas na média histórica para o mês na cidade é de 24°C. No entanto, a média da temperatura máxima de agosto deste ano está em 28,6°C.
A média da máxima do mês atual está 4,2°C e a temperatura mais alta registrada no mês foi de 30,8°C no último dia 20. Ou seja, quase 7°C mais quente que a média dos anos anteriores.
Por outro lado, o dia 10 de agosto registrou a temperatura mais baixa do mês até agora, com termômetros apontando 7,2°C. A média das mínimas no mês também ficou acima dos registros históricos 14,5°C ante 14°C na média climatológica.
Previsão
Apesar da significativa quantidade de chuva registrada no último final de semana, o alerta de perigo de tempestade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia para Marília não chegou a se concretizar totalmente.
Existia a possibilidade de ventos fortes com queda de árvores e outros danos, como na rede elétrico, além de granizo e prejuízos nas lavouras, o que não aconteceu. Houve bastante chuva e queda na temperatura.
Para esta segunda-feira (27) a Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp, com equipamentos em Bauru e Presidente Prudente, aponta que a possibilidade de chuva em Marília é nula e as temperaturas devem oscilar entre 12°C e 25°C.
“Massa de ar frio e seco, mantém o Tempo estável no estado de São Paulo, exceto na região sul e na faixa leste que continua com muitas nuvens e com previsão de chuvas fracas e chuviscos, devido a circulação que transporta umidade do oceano para o continente. Temperaturas em ligeira elevação”, diz o meteorologista José Carlos Figueiredo.
De acordo com ele, na terça-feira (28) a situação deve ser similar e entre quarta (29) e sexta-feira (31) a previsão é de “tempo estável com predomínio de sol no estado de São Paulo, sem previsão de chuvas”.