Marília terá virada com chuva e sol volta a brilhar no sábado
A virada do ano da pandemia – com distanciamento social, confraternizações familiares reduzidas – será com chuva em Marília. Deslocamento de uma frente fria sobre o estado de São Paulo, a partir da tarde desta quinta-feira (31), já trouxe chuva para a cidade e o tempo deve continuar instável.
A nebulosidade, com previsão de chuvas e trovoadas a qualquer hora do dia, segue nesta sexta-feira (1), conforme monitoramento do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru.
José Carlos Figueiredo, meteorologista do Instinto, explica que o tempo deve mudar no sábado (2). “Sistema frontal previsto nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, sobre o estado de São Paulo, não indica previsão de chuva. As temperaturas vão se elevar”, prevê.
Índice de chuva
Ao longo do ano de 2019, a estação automática instalada em Marília – conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) – apontou 1.366 mm de chuvas ao longo do ano, média de 113 mm por mês.
Em 2020 o volume se manteve, com 1.379 mm até às 16h desta quinta-feira (31) – média de 114 mm por mês – porém com uma seca mais prolongada, chuvas mais fortes e menos dias com precipitações.