Marília terá 3.920 doses da vacina Oxford-AstraZeneca
A vacina importada pelo Ministério da Saúde, desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, já está em Marília.
A Direção Regional de Saúde (DRS-9) recebeu no início da tarde desta terça-feira (26) as 13,3 mil doses do imunobiológico, para distribuição aos municípios que fazem parte da área de abrangência.
É a terceira remessa de vacina ao município e a primeira do produto importado pelo Ministério da Saúde, por meio da Fiocruz. A expectativa é que o imunizante possa ser produzido no Brasil, o que aumentaria a autonomia do país e daria agilidade à campanha.
A distribuição foi feita pela Secretaria de Estado da Saúde, que no domingo recebeu 501 mil doses para abastecer 645 municípios paulistas nesta fase inicial da campanha.
Do total destinado à região, 8 mil doses serão distribuídas pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Marília. Ficarão na cidade 3.920 doses.
As outras 5,3 mil doses serão distribuídas pelo GVE de Assis, para mais 25 municípios daquela região. Lá, a logística foi mais rápida. Na manhã de ontem a Prefeitura de Ourinhos já havia recebido o imunizante.
Diferente da Coronavac, que cada dose ocupava um frasco, a Oxford-AstraZeneca tem apresentação em recipientes com dez unidades. A validade da vacina, após aberta a ampola, é de seis horas.
A previsão é que as prefeituras façam a retirada dos imunobiológicos na manhã desta quarta-feira (27). O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto, disse que a Prefeitura dará sequência à imunização do público-alvo.
“Vamos seguir com os profissionais da saúde, passando para instituições (asilos), depois idosos, principalmente os acamados que serão vacinados através do programa Melhor em Casa”, disse.
O secretário não antecipou conclusão de cobertura de nenhum grupo específico. “Vamos avançando com os grupos conforme recebermos vacinas”, disse Cássio.
Vale lembrar que há a expectativa da aplicação da segunda dose do imunizante Coronavac. A Secretaria da Saúde não informou o número de pessoas que já receberam a vacina na cidade, mas as remessas do produto já somam mais de 7,6 mil doses, o que gera a expectativa de igual quantidade para completar o esquema vacinal.