Marília terá 3.920 doses da vacina Oxford-AstraZeneca

Em cada frasco estão contidas dez doses da vacina de Oxford (Foto: Divulgação)
A vacina importada pelo Ministério da Saúde, desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, já está em Marília.
A Direção Regional de Saúde (DRS-9) recebeu no início da tarde desta terça-feira (26) as 13,3 mil doses do imunobiológico, para distribuição aos municípios que fazem parte da área de abrangência.
É a terceira remessa de vacina ao município e a primeira do produto importado pelo Ministério da Saúde, por meio da Fiocruz. A expectativa é que o imunizante possa ser produzido no Brasil, o que aumentaria a autonomia do país e daria agilidade à campanha.
A distribuição foi feita pela Secretaria de Estado da Saúde, que no domingo recebeu 501 mil doses para abastecer 645 municípios paulistas nesta fase inicial da campanha.
Do total destinado à região, 8 mil doses serão distribuídas pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Marília. Ficarão na cidade 3.920 doses.

Vacina que recebeu o nome de Covishield foi desenvolvida pela Universidade de Oxford e a companhia AstraZeneca (Foto: Divulgação)
As outras 5,3 mil doses serão distribuídas pelo GVE de Assis, para mais 25 municípios daquela região. Lá, a logística foi mais rápida. Na manhã de ontem a Prefeitura de Ourinhos já havia recebido o imunizante.
Diferente da Coronavac, que cada dose ocupava um frasco, a Oxford-AstraZeneca tem apresentação em recipientes com dez unidades. A validade da vacina, após aberta a ampola, é de seis horas.
A previsão é que as prefeituras façam a retirada dos imunobiológicos na manhã desta quarta-feira (27). O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto, disse que a Prefeitura dará sequência à imunização do público-alvo.
“Vamos seguir com os profissionais da saúde, passando para instituições (asilos), depois idosos, principalmente os acamados que serão vacinados através do programa Melhor em Casa”, disse.
O secretário não antecipou conclusão de cobertura de nenhum grupo específico. “Vamos avançando com os grupos conforme recebermos vacinas”, disse Cássio.
Vale lembrar que há a expectativa da aplicação da segunda dose do imunizante Coronavac. A Secretaria da Saúde não informou o número de pessoas que já receberam a vacina na cidade, mas as remessas do produto já somam mais de 7,6 mil doses, o que gera a expectativa de igual quantidade para completar o esquema vacinal.

Marília terá 3,9 mil doses do imunizante de Oxford a partir desta quarta-feira (Foto: Divulgação)