MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 04 maio. 2020

Marília registra em média sete casos de dengue por dia

por Carlos Rodrigues

Profissional de empresa contratada pelo município realiza nebulização (Foto: Arquivo/Prefeitura)

Em apenas quatro meses o município de Marília atingiu 880 casos confirmados de dengue, o que significa, em média, sete pessoas por dia com exame positivo para a doença provocada pelo mosquito Aedes aegypti. Uma pessoa morreu em janeiro com a infecção.

A cidade já está em estado de epidemia. É importante lembrar que, no caso de dengue, assim como outras doenças, são testados apenas pacientes com sintomas.

Especialistas ouvidos pelo Marília Notícia estimam que, para cada pessoa notificada, outras dez podem ser assintomáticas ou terem manifestações brandas, sem receberem diagnóstico.

Exames

A sorologia para dengue pode ser feita em laboratórios particulares, mas 92% de todas as coletas em Marília aconteceram em unidades de saúde da rede básica, Unidade de Pronto Atendimento da zona Norte (UPA), Pronto Atendimento da zona Sul (PA) ou Hospital das Clínicas (HC).

Em 8% dos casos positivos notificados o exame foi feito após coleta na Prontomed, Pronto Socorro do Hospital Beneficente Unimar (HBU) ou Pronto Saúde da Santa Casa de Misericórdia de Marília.

Mapa da dengue

Este ano a epidemia de dengue na cidade tem mais força em partes das zonas Oeste e Sul, com bairros afetados também na zona Norte.

Os moradores atendidos pela Unidade Saúde da Família (USF) Argollo Ferrão, na região Oeste, convivem com mais casos. Em 2020, foram 76 ocorrências confirmadas. No Alto Cafezal, parte do Centro e imediações, 71.

Números elevados também no território da Unidade Básicas de Saúde (UBS) Chico Mendes (56) e USF Jardim Marília (29 casos confirmados).

Na zona Sul, o problema é maior nos territórios das USFs Santa Paula/Marajó (45) e UBS Planalto (32 casos). Já na região Norte, o Santa Antonieta (áreas da UBS, II e III) soma 37 vítimas da dengue em 2020.

Nebulização

O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, que havia informado ao MN um estudo envolvendo a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), para possível uso de “fumacê” na cidade, disse neste sábado (2) que a conversa vai avançar durante esta semana e poderão ser definidos detalhes da aplicação por bombas.

Vale lembrar que em 2019 a cidade voltou a registrar epidemia, com quase 3 mil casos de dengue. Anteriormente, a última epidemia da cidade havia sido registada em 2015, quando a doença fez mais de 25 mil vítimas oficiais em Marília.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie