Geração de empregos tem novo resultado positivo em Marília
Marília registrou em agosto o segundo mês seguido com geração de empregos com carteira assinada, recuperando parte dos postos de trabalho formais que foram extintos no auge das restrições econômicas, impostas em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.
Entre março e junho o município computou 1.773 demissões a mais do que contratações. No entanto, mais da metade destes postos de trabalho já foram recuperados entre julho e agosto, quando foram contabilizadas 1.225 admissões a mais do que desligamentos.
Em julho o saldo de novos empregos formais ficou positivo em 434, enquanto em agosto foi de 791. No acumulado do ano – levando em conta janeiro e fevereiro – o saldo da criação de empregos também é positivo, com 170 contratações a mais do que demissões.
Em agosto o setor de serviços é que puxou com mais força a retomada das contratações, com 513 novos postos de trabalho criados.
A indústria mariliense teve saldo positivo de 169 contratações e o comércio ficou no verde com 77 admissões a mais do que demissões.
A construção civil também apresenta retomada, com 38 contratações a mais do que desligamentos no oitavo mês do ano. O único setor da economia local com saldo negativo foi a agropecuária, com seis demissões a mais do que contratações.