Marília tem segundo caso de Zika notificado
O segundo caso de contaminação autóctone – transmissão dentro do município – por zika vírus foi notificado em Marília na última terça-feira (21). Um laboratório particular comunicou a Secretaria Municipal da Saúde sobre o exame com resultado positivo.
A vítima é uma criança de um ano e os exames de contraprova, que seriam enviados ao laboratório de referência estadual Adolfo Lutz, estão comprometidos por já ter decorrido mais de 10 dias do início dos sintomas.
“Independente deste fato, mesmo sem a contraprova, a Secretaria Municipal de Saúde realiza todas as medidas de controle”, afirma nota enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura ao Marília Notícia.
A reportagem do MN apurou que a criança mora na rua Betânia, no bairro Vila Altaneira. De acordo com a pasta da Saúde, as ações de controle vetorial foram iniciadas imediatamente na zona Leste da cidade e também nas regiões onde a criança se deslocou, como o bairro Novo Horizonte e proximidades da rua 9 de Julho.
Primeiro caso
Em dezembro de 2016 o primeiro causo autóctone da doença em Marília foi descoberto, junto com uma falha: o caso deveria ter sido notificado, mas não foi.
A vítima seria um menino de 9 anos que mora no bairro Nova Marília, na zona Sul da cidade.
O laboratório particular de onde saiu o exame positivo para zika, não informou a Secretaria Municipal da Saúde sobre o caso, o que é irregular.
Todo e qualquer exame de dengue, zika vírus e outras doenças, procedido por laboratórios particulares em Marília, diz a Saúde, deve ser comunicado oficialmente ao Município, conforme fluxo vigente para o desencadeamento de ações.